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DCP, você sabe o que é?

edulacava La Cava

Atualizado: 30 de mai. de 2024

O que é DCP?


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Algumas pessoas tem me perguntado como fazer as entregas para os canais e exibição, vou citar os que conheço e com e como eu trabalho (Globosat – Off - MultiShow – GNT – GLOBO), mas ainda há a entrega para o cinema, aí é que entra o DCP, vamos lá?

P: O que é Digital Cinema Package (DCP)?

R: Simplificando, um DCP é o equivalente digital de uma impressão de filme de 35 mm. É o que você dá a um cinema comercial para que eles possam exibir seu filme em um projetor digital (também conhecido como "D- Cinema"). Como uma impressão de 35 mm, um DCP é um padrão mundial . Se você entrar em qualquer cinema D-Cinema, em qualquer lugar do mundo, eles poderão reproduzir seu DCP sem problemas.  


O próprio DCP é composto de vários arquivos de computador contendo vídeo, áudio e legendas (se necessário), juntamente com instruções de como reproduzi-los. Ele pode ser entregue a um teatro em um disco rígido de computador padrão, USB ou “CRU”. Uma CRU é basicamente apenas um disco rígido com suporte de metal. De qualquer forma, o filme real é o mesmo.


Esta é a aparência de uma CRU. É assim que os grandes estúdios entregam seus filmes aos mutiplex locais. Muitos cineastas independentes, no entanto, entregam seus filmes em uma unidade USB comum para economizar dinheiro. Não há diferença de qualidade de qualquer maneira.

P: Por que eu iria querer fazer um DCP em vez de uma impressão de filme 35 mm tradicional?

R: Porque 35mm está (infelizmente) morto! Devido ao surgimento do Cinema Digital, o filme 35mm quase desapareceu nos últimos anos. Muitos cinemas não possuem nenhum equipamento de 35 mm! Praticamente todos os novos cinemas que estão sendo construídos são apenas digitais, o que significa que se você quiser exibir seu filme, precisará de um DCP.

Nos bons velhos tempos “pré- digital” (do final de 1800 até cerca de 2011), se você quisesse exibir seu filme em um cinema, você tinha que fazer uma impressão em 35 mm. Se você filmar em uma fita de vídeo, terá que transferi-la para 35 mm em um processo chamado "saída de filme". O custo disso para um filme era normalmente $ 40.000 ou mais. E uma vez que você tinha seu filme em 35 mm, você ainda tinha que fazer cópias e enviá-las a todos os cinemas, a um custo de cerca de US $ 1.500 cada. Um estúdio lançando um filme para 4.000 telas pode gastar US $ 6 milhões apenas em impressões de filmes! Nada disso acontece mais.

Em contraste, fazer um DCP de recurso normalmente custa 90-95% menos do que uma “saída de filme” e, em vez dessas impressões de US $ 1.500, DCPs são enviados em discos rígidos de computador que podem ser reutilizados centenas de vezes. Com uma economia de custos tão grande, é fácil ver por que todos os grandes estúdios cinematográficos migraram para a distribuição digital.

Outro grande benefício dos DCPs é que eles são digitais, portanto, não se desgastam como 35 mm. As cópias digitais não se degradam, então você nunca terá um DCP quebrado, riscado ou sujo. A milésima exibição será tão perfeita quanto a primeira.

P: Quanto custam os DCPs para fazer?

R: A grande questão! Um DCP de longa-metragem codificado profissionalmente custa normalmente entre US $ 1.000 e US $ 3.000, dependendo do tempo de execução de seu filme e de quaisquer opções especiais (como 4K, 3D, criptografia, edição, etc.). Esse preço deve incluir tudo (masterização, verificação de qualidade e disco rígido DCP primeiro / master). Cópias DCP adicionais, se necessárias, custam cerca de US $ 160 a US $ 350 cada, dependendo se você precisa de unidades USB ou CRU.

O tempo de resposta típico para a maioria dos laboratórios é de 5 dias úteis. Os DCPs podem ser feitos confortavelmente em 3 dias ou, em certas circunstâncias, em apenas 1 a 2, no entanto, a maioria dos laboratórios cobrará significativamente mais por esse tipo de serviço “urgente”. É melhor evitar o trabalho apressado no estágio DCP. Planeje com antecedência e reserve tempo suficiente para que um laboratório possa corrigir quaisquer erros descobertos, como falhas no vídeo ou áudio de seus arquivos de origem.   



 

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P: O que exatamente devo pedir ao obter um orçamento?

R: Ao comparar preços, certifique-se de que todos os itens a seguir estejam incluídos em sua cotação:

1: Mastering - este é o processo real de conversão de seus arquivos de vídeo / áudio para o formato reconhecido pelos sistemas D-cinema.

2: Uma verificação de qualidade ou 'QC' - é onde o produto final é verificado quanto a falhas, falhas, problemas de sincronização, gama, cor, etc. por um técnico experiente. Esta etapa é absolutamente crucial. Há muitas coisas que podem dar errado na edição e no processo de masterização DCP para não garantir que o produto final seja o mais perfeito possível. Pequenos erros parecem enormes em uma tela de cinema de 30 pés, e é fácil perder coisas quando você editou seu filme nos últimos meses. Ter um novo par de olhos experientes observando seu projeto é uma ótima garantia contra as surpresas da noite de abertura.

3: Transferir para unidade USB ou CRU. Esta é a etapa final quando os arquivos masterizados (chamados coletivamente de DCP) são transferidos para um disco rígido formatado para Linux em EXT 2/3. A unidade real pode ser um USB portátil padrão disponível em qualquer loja de informática ou uma portadora de unidade profissional "DX115", que é chamada de CRU. Novamente, tanto o USB quanto o CRU possuem exatamente as mesmas informações, portanto, não há diferença na qualidade. Alguns cinemas e festivais de cinema exigem uma CRU, no entanto, a maioria fica satisfeita em usar unidades USB muito mais baratas.

4: Um tempo de resposta garantido. Se você precisar do seu DCP em 48 horas para uma triagem especial, certifique-se de incluí-lo na cotação do serviço.  

5: Por último, e ISTO É ENORME:   Sempre pergunte o custo de uma “ recodificação”. Por exemplo, se você fez um DCP e descobre um pequeno erro que foi sua culpa, ou deseja cortar ou alterar algumas cenas - o laboratório cobra outra taxa de codificação completa para consertá-lo (porque a maioria o faz!) Ou eles oferecem uma recodificação com desconto do mesmo projeto? Você pode pensar que seu filme foi totalmente finalizado, mas esses tipos de mudanças de última hora acontecem o tempo todo, então é melhor negociar isso com antecedência.  

P: Quais taxas de quadros são aceitáveis para DCPs?

 R: Se você quiser maximizar a compatibilidade, grave e edite a 24p e faça um DCP de 24fps (quadros por segundo). Se você deseja se qualificar para ganhar um Oscar, você DEVE ter um DCP de 24 fps. Se você está planejando vender seu filme para compradores estrangeiros, muitos exigirão um DCP de 24 fps porque é o padrão mundial estabelecido. Se você não está preocupado com esses problemas, pode fazer um DCP que rode a 25, 30 ou 48 quadros / segundo. Para DCPs de 24fps, você pode editar e finalizar em 23,98 (tecnicamente 23,976) e a facilidade de masterização ajustará seu filme para verdadeiros 24,00 fps. Os DCPs são reproduzidos apenas em taxas de quadros “inteiras”. O vídeo que roda a 29,97 fps, por exemplo, será convertido para 30,00 fps para o cinema.

P: Posso fazer um DCP sozinho?

R: Sim, você pode! Há software disponível (software Google DCP), no entanto, você precisa ter cuidado, muitos deles são mal testados, não funcionam de maneira confiável em todos os servidores D-Cinema, não preservam cor e gama adequadamente, não permitem criptografia ou não permita DCPs "assinados". Os que funcionam corretamente são bastante caros - normalmente US $ 2.000 - US $ 8.000 por licença. Exemplos de bons, profissionaisos softwares de nível são EasyDCP, QubeMaster Pro e Clipster. Você precisará investir algum tempo para aprender como fazer DCPs corretamente e como preparar adequadamente os discos rígidos que serão enviados aos cinemas. É fácil cometer erros. Se você estiver fazendo apenas um único DCP, provavelmente será do seu interesse que seja feito profissionalmente. Isso vai economizar muitas dores de cabeça. Se você estiver fazendo vários DCPs, pode valer a pena investir em um bom software e aprender a fazê-los você mesmo.

Aqui está o maior problema em fazer seus próprios DCPs: Eles só podem ser testados e visualizados adequadamente em um projetor D-Cinema em um teatro. Os DCPs usam um espaço de cores completamente diferente do seu computador ou monitor de TV, então tudo que você pode fazer em um PC ou MAC é "simular" como será em um cinema. Se você quiser fazer DCPs, precisará estabelecer um relacionamento com o teatro local para poder testar seus resultados. Se você é uma organização sem fins lucrativos ou está fazendo um documentário, muitos cinemas ficarão felizes em ajudar - possivelmente de graça. Sua melhor chance será em uma sala de cinema independente ou de arte.

P: A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas aceita DCPs ao se qualificar para o Prêmio da Academia?

R: Sim, mas para cumprir as regras da Academia, seu DCP deve atender às seguintes especificações:

Vídeo: 24,00 quadros por segundo

Compressão: JPEG2000

Espaço de cor: XYZ

Formato de vídeo:

2K ou 4K (os tamanhos de contêiner típicos são 1998x1080 (plano) e 2048x858 (escopo);

outros tamanhos de imagem também são aceitáveis)

Formato de áudio:

24 bits, 48 kHz não compactado

                        Mínimo de 3 canais (Esquerda, Direita, Centro) ou qualquer formato multicanal (5.1, 7.1, Atmos, etc.)

Canal de Áudio

Mapeamento (5.1):

1: Esquerda

2: Direita

3: Centro

4: Subwoofer

5: Left Surround

6: Right Surround

Criptografia:

apenas material não criptografado

P: Onde posso encontrar especificações técnicas mais completas para DCPs?

R: As especificações originais do DCP estão contidas no seguinte:

SMPTE 428- 1- 2006 D- Cinema, ISO / IEC 15444-1,

SMPTE 428- 2- 2006 D- Cinema,

SMPTE 428- 3- 2006 D- Cinema.




 

Você está pronto para fazer um DCP de seu filme e tem mais perguntas?

Antes de enviar o material para quem vai finalizar para você, verifique algumas etapas para não ter eu refazer o trabalho.  Várias empresas especializadas em DCP existem, como também vários profissionais estão acostumados a fazer esse tipo de trabalho, por isso você precisará estar com seu material em conformidade para que ele seja facilmente codificado, veja abaixo algumas dica que separei para você.

Eles precisarão de seu filme em um arquivo HD Quicktime ou AVI em um disco rígido portátil, com as seguintes especificações:

Vídeo:

24 frames por segundo: Esta é a parte mais importante! Se possível, seu filme deve ser em 24p (23,98 ou 24,00). Se você filmou seu filme em 60i, ou outra taxa de quadros, deve considerar convertê-lo para 24p antes de fazer um DCP. Se 24fps não for possível, seu arquivo também pode ser 25/30 / 48fps.

Formato:

1920 x 1080 tela inteira para material 16 x 9 (maioria das câmeras de vídeo HD)

1998 x 1080 (2K – janela 1,85 plena)

3996 x 2160 (4K – janela 1,85 plena)

2048 x 858 (escopo 2K – janela 2,39)

4096 x 1716 (escopo 4K – janela 2,39)

Compactação:

Uma variedade de codecs de compactação são aceitáveis: Os que funcionam melhor incluem:

Apple ProRes / HQ / 4444,

DVCPROHD,

DNxHD ou Uncompressed

Áudio:

Mínimo de 3 canais (Esquerdo, Direito, Centro) ou 5.1 (L, R, C, LFE, LS, RS) ou qualquer formato multicanal - o áudio pode ser parte do arquivo QuickTime ou fornecido como mono não compactado separado em até 16 ch´s em arquivos WAV ou AIFF de 24 bits / 48 khz.

Canais de Áudio:


3.0 Mapeamento:

1: Esquerda

2: Direita

3: Centro


5.1 Mapeamento:

1: Esquerda

2: Direita

3: Centro

4: Subwoofer

5: Esquerda Surround

6: Direita Surround

** Nota: Se o seu arquivo de origem estiver em uma fita de vídeo (como HDCAM- SR) ou negativo de filme, ele deverá ser digitalizado ou capturado, o que implicará em custos adicionais.



 

Dicas úteis durante a produção e Pós-Produção:

DICA 1: Pesquise e faça perguntas antes de começar!

A pós-produção pode ser um processo relativamente simples e direto ou um pesadelo absoluto (e caro!). Dependendo das escolhas que você faz ao gravar seu filme. Aprenda sobre as melhores práticas com antecedência para que você possa economizar dinheiro e ter uma experiência de pós-produção tranquila.

DICA 2: Filme ou Grave e edite em 24p!

Se você quiser facilitar sua vida na pós-produção, sempre grave e edite em 24p. 24p significa 23,98 quadros por segundo (que na verdade é 23,976). Os DCPs, na verdade, são executados às 24h, mas a re-amostragem entre 23,98 e 24h pode ser feita facilmente durante a masterização DCP. Se você acha que pode eventualmente criar um DCP (ou até mesmo uma saída de filme de 35 mm por algum motivo maluco) a partir do seu filme, grave e edite em 24p! Um DCP universalmente utilizável é como uma impressão de 35 mm, pois roda a 24 quadros por segundo. Embora outras taxas de quadros estejam disponíveis (25, 30, 48 e 60), elas ainda não são de uso comum. A Academia e muitos distribuidores e alguns festivais aceitarão apenas DCPs de 24 fps. Se você tiver que gravar em um formato diferente, como 60i entrelaçado, PAL, SECAM ou qualquer outro com a taxa de quadros de 24p, você deve considerar fazer uma conversão de taxa de quadros antes de fazer um DCP. Você pode obter bons resultados se converter sua filmagem profissionalmente (ou usar um bom software, como Magic Bullet ou DVFilm) de 60i ou 25p a 24p. Infelizmente, se você fotografou a 30p, os resultados não parecerão muito bons. Os rastreamentos e rolagens de crédito, em particular, não parecem muito bons quando convertidos de 30p para 24p.

 Às vezes, como acontece com a filmagem de arquivo, você não terá escolha. Se você tiver filmagens de arquivo 60i (ou PAL, SECAM ou qualquer outro tipo de material não 24p), é melhor convertê-lo o mais cedo possível no processo de edição. Em resumo, edite em 24p sempre que possível. Fotografe em 24p, se puder. NUNCA DISPARE EM 30p, a menos que você realmente goste de complicar sua vida. Converta qualquer material diferente de 24p em 24p o mais cedo possível no processo de edição para que você saiba o que esperar.

DICA # 2a: Filmei em 30p, agora o que faço?

Nesse caso, suas opções de conversão são limitadas a um produto de software chamado Twixtor ou à conversão de taxa de quadros embutida no DaVinci Resolve 16. Esses dois produtos de software podem eliminar quadros de maneira inteligente e criar novos para que você possa converter de 30p para 24p . É um momento, processo demorado porque você tem que definir cada ponto de edição no software, e o tempo de renderização para processar a filmagem pode levar horas (ou dias!). No entanto, os resultados costumam ser excelentes. No entanto, lembre-se de que isso não funciona 100% do tempo, especialmente com certos tipos de movimento muito rápido ou com rastreamento de crédito final. Os resultados, no entanto, são MUITO melhores do que qualquer uma das opções de laboratório profissional e muito mais baratos também. Claro que você pode evitar esse problema totalmente não fotografando em 30p! (Veja a dica nº 2)

DICA # 3: corrija a cor do seu filme!

Quando a edição da imagem terminar, corrija a cor do seu projeto profissionalmente. Ter a cor do filme corrigida, com tiros ajustados para se misturarem suavemente, fará uma grande diferença quando você vir seu filme na tela. Os DCPs e o equipamento D-Cinema para cinema farão com que as filmagens com boa foto e com correção de cor pareçam absolutamente fantásticas. A gama de cores e o contraste são muito superiores a tudo o que você verá no monitor do computador.

Aquela imagem bonita, rica e contrastante que você vê no Final Cut Pro ou ADOBE Premiere em seu monitor ficará excelente em um cinema. Mas há uma desvantagem: os erros também serão ampliados. O ruído do vídeo e o contraste insatisfatório se tornarão mais perceptíveis quando você assistir ao filme em uma tela grande e brilhante de 9 metros. É por isso que é vantajoso investir na correção de cores profissional como a última etapa da edição de vídeo. Precisando de um colorista, procure os melhores para o seu projeto.

DICA # 4: Mixagem de áudio com pelo menos 3 canais!

Ter diálogo ou narração no canal central e música / efeitos nos canais laterais L / R é o padrão na exibição teatral. Não é muito mais trabalhoso mixar áudio em três canais em vez de dois (estéreo simples), mas o resultado nos cinemas é dramático! Simplificando, o público está acostumado e espera que o diálogo esteja no canal central.

Se você planeja qualificar seu filme para um Oscar, deve mixá-lo com pelo menos três canais de áudio. Este é um requisito obrigatório da Academia.

Claro, se você estiver mixando com três canais (Esquerdo, Centro, Direito) não é muito mais trabalhoso mixar em estéreo 5.1 completo. Assim como na edição 24p, é melhor tomar essa decisão antecipadamente para que seu editor de som saiba manter o diálogo e a narração em uma trilha separada.

O som pode fazer o filme ou quebrá-lo, e pode soar contra-intuitivo, mas a qualidade do som irá “denunciar” um filme como sendo de baixo orçamento, muito mais do que a qualidade da imagem, então não se apresse nesta etapa crítica. Um investimento em um bom Sound Designer e um bom mixador de som trará grandes recompensas na qualidade final do seu filme, não se esqueça das etapas da finalização de som todas elas enriquecem muito o trabalho final de SOM.


 

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