top of page

Microfone de Lapela e ruído causado pelo vento

edulacava La Cava

Atualizado: 2 de jun. de 2024

Microfone de Lapela e ruído causado pelo vento

Eduardo La Cava / dicas



Alguns diretores entendem que o microfone lapela é o microfone que poderá dar liberdade aos seus planos, dará ainda versatilidade e diminui a presença de outro alguém que possa interferir no seu set, mas não é bem assim, o microfone de lapela, na visão de quem faz som, é mais um elemento a auxiliar a busca da melhor captação de som, sem a exclusão do BOOM – Shotgun que tem uma característica sonora bem mais agradável.



Nesse exemplo a seguir em que mostro o vento como vilão, ficará claro como os microfones são equipamentos muito sensíveis a interferências externas. Os microfones shotgun são constantemente protegidos por capas de espuma ou fios de algodão (blimps) para evitar o ruído causado pelo atrito do vento forte com a superfície do microfone, o mesmo deve ser feito com os microfones de lapela. Em determinadas situações, o vento pode soprar de maneira intensa na frente da pessoa, servindo seu corpo como escudo para desviar a corrente de ar. Nesta tarefa, o sensível microfone de lapela acaba captando também da mesma forma o ruído do atrito com o ar.



Pequenos moldes de espuma, adaptáveis a esses microfones devem então ser instalados. A diferença no resultado final pode ser significativa, principalmente em situações de vento forte.



A praia é o maior exemplo disso, em 99,99% dos casos de uma gravação na praia, existirá vento, de grande ou de média intensidade, mas existirá vendo. O que devemos fazer nesse caso, não é a tentativa de eliminar o vento, até porque você não conseguirá competir com a natureza, mas se você conseguir reduzir a quantidade de vento na capsula do microfone, você já estará ajudando muito o seu editor de diálogos ou seu mixador a conseguir na pós-produção, eliminar ou atenuar esse barulho de vento, para que o som direto fique inteligível, caso contrário só dublando mesmo.



Um grande truque para driblar o vento que podemos usar na praia é posicionar o boom por baixo, perto da areia, aonde o vento quase não existe e se existir é de pequena velocidade, não interferindo em nada na sua captação de som.

E o Lapela, como voces puderam verificar nas fotos acima, não são muito utilizados na praia por causa das roupas e figurinos geralmente usados na praia o que diminui o uso de lapelas na praia.

Mas o vento não está somente na praia, nesta foto abaixo, podemos ver um canal ao fundo, mas o vento incomoda a todos e principalmente o som, especificamente nesta cena optamos usar o microfone de lapela, justamente pela posição do ator em relação ao vento, o corpo dele estava bloqueando o vento o que deixava o som dos diálogos muito presente. Além disso, bem na frente fa foto, podemos ver um anteparo de madeira utilizado para barrar um pouco a intensidade do vento sobre o elenco e por consequência diminuir o vento forte.


Truques como esses são usados comumente durante as filmagens, sejam elas de uma ficção, documentários ou pequenas entrevistas, vale ressaltar que nem sempre temos tempo para realizar essas soluções, cabe então ao técnico mais experiente ter soluções práticas na manga para que seu trabalho fique ótimo e ele seja contratado novamente para um próximo "job".

 

Se você curtiu esse artigo, entre no Grupo de TELEGRAM e venha tirar suas dúvidas de SOM para TV, CINEMA e Outras Mídias.


 

Se você gostou, baixe esse artigo abaixo

 


133 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


  • nstagram-lascasound
  • LinkedIn Clean Grey
  • SoundCloud

© 2024 por LascaSound, Som para TV, CINEMA & Outras Mídias.

☏ +55 21 98006-2930

📧 edulacava@msn.com

bottom of page