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O que é Desenho de SOM ?

edulacava La Cava

Atualizado: 2 de jun. de 2024

O QUE É DESENHO DE SOM?

Eduardo LaCava


Sound Design ou Desenho de Som é a arte de criar uma paisagem sonora para um filme, jogo ou qualquer outra produção criativa. Esta curta definição pode se assemelhar à arte de Foley, mas o design de som é um pouco diferente.

O desenho de som é a sua escolha para algo que você não pode gravar ou que não existe. Seria difícil gravar o som de um dragão ou uma nave espacial. E para preencher essa lacuna, precisamos de uma equipe de desenhistas de som qualificados.

Um Sound Designer ou Desenhista de Som é um cargo criativo. É a arte de imaginar como certas coisas soarão. Basta pensar no trabalho de Ben Burtt e seu trabalho de desenhista de som em Star Wars ou Wall-e. Esses sons por si só se tornaram uma grande parte do impacto cultural.

Claro, o desenho de som não é apenas ideias e liberdade criativa. Também pode ser uma tarefa trabalhosa e cansativa. Projetar um produto de ótima sonoridade requer muito tempo. O tempo de pós-produção é escasso, mas sempre há alguns passos que vale a pena conhecer antes de começar.

 

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GRAVAÇÃO E DESIGN


Existem várias maneiras de criar excelentes efeitos sonoros. Você pode gravar sons e depois processá-los com diferentes plug-ins. Você pode criar sons do zero ou usar as bibliotecas de sons disponíveis como base.

A biblioteca de sons é uma coleção de sons já gravados e preparados que você pode usar. É importante lembrar que as bibliotecas geralmente são licenciadas e você deve pagar por elas. Existem sites como o Freesound com sons disponíveis gratuitamente que as pessoas também carregam; esses lugares podem ser um bom começo quando você precisa de sons.

Os sons de uma biblioteca geralmente podem beneficiar produções pequenas e de baixo orçamento. Eles são baratos e não demoram muito para colocar no lugar.

A desvantagem é que usar a biblioteca de som pode deixar um desenho de som genérico e sem graça. É sempre melhor buscar originalidade e inovação. Mas às vezes usar o mesmo áudio também pode ser divertido.

Gravar uma base de efeitos sonoros é a maneira mais comum e também mais divertida de criar uma cena com excelente som. Imagine que você precise criar um ambiente de caverna. Primeiro, você pode registrar as gotas de água da torneira. Então, vento e os arredores de uma garagem vazia, e talvez um movimento de suas próprias roupas.


Pode não soar e parecer tanto no início. Mas quando você coloca em camadas em seu software de edição de som e processa alguns dos efeitos, será uma história diferente. Gotas d'água saindo das paredes, vento silencioso passando ao longe e atmosfera de movimentos obscuros darão vida a todo o lugar.

Outra opção é criar os sons do zero no computador. Para isso, você precisa de um teclado MIDI e de uma coleção de diferentes sintetizadores de software. Por exemplo, o software da Spectrasonics é incrível para criar sons. Ao conectar seu teclado MIDI com o sintetizador de software, você pode criar o que quiser. Você pode começar com predefinições já salvas e depois ir criando, criando e isso pode se tornar um vício e não parar mais..... cuidado..

Você pode criar sons de armas a laser ou de feitiços mágicos, misturando entre diferentes opções do sintetizador.

 

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EDIÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO

Depois que os sons estiverem prontos, é hora de sua edição e implementação. Este estágio é onde você sincronizará os sons com a cena de um projeto.

Editar é uma tarefa simples de cortar, limpar e mover o áudio. Por exemplo, uma cena na misteriosa caverna é mais curta do que o previsto. A atmosfera e o ambiente que você projetou antes precisam ser mais curtos. E se uma cena de perseguição de carro em ritmo acelerado mudou?

E o diretor quer um som extra fora da tela também?

Você precisará sincronizar os sons novamente e adicionar outra camada de efeitos também. Essa é a vida de um desenhista de som. A implementação do desenho de som é uma tarefa um pouco diferente. Quando falamos sobre implementação de sons, geralmente significa colocá-los em um filme, jogo ou aplicativo. As mesmas regras para gravação, design e edição se aplicam. Você pode fazer tudo no software como o Avid Pro Tools.

 

MISTURA DE EFEITOS DE SOM


Assim que os efeitos sonoros estiverem prontos, na posição correta na sua Time-Line, é hora de mixá-los nos projetos. Agora, é diferente criar um mix de filme linear para um mix de jogo orgânico. O mixador de efeitos sonoros do filme trabalhará junto com o produtor musical e o editor de diálogos. Como uma equipe e geralmente sob a supervisão de um supervisor de pós-produção de Som, eles decidirão sobre o volume e o impacto dos SFXs, das músicas e até mesmo o Som direto em todo o projeto.


O som de uma grande explosão pode ocupar todo o espaço e sacudir uma sala. Outras vezes, o som é abafado, distorcido e apresentado do ponto de vista do personagem principal.


Para os jogos e aplicativos, a mistura funciona de forma diferente. Um conjunto de scripts é escrito e implementado, e a mistura acontece em tempo real. Um jogador pode lutar contra um monstro, e a música dinâmica e heróica entra em ação. O outro jogador pode se esconder nas sombras e evitar a luta por completo. Diferentes tipos de efeitos sonoros ocorrerão então.

No campo do design, você pode encontrar muitas especializações diferentes. Grandes projetos terão um designer de som monstro, designer de som ambiente, designer de interface de som e assim por diante. Em cada uma dessas posições, você terá que apresentar ideias inovadoras e estimulantes para o projeto. E então coloque-os em cena.


Da próxima vez, quando estiver jogando ou assistindo a um filme, ouça o desenho sonoro proposto pelo Desenhista de Som e lembre-se que ele perdeu horas de sono para criar e definir o som daquele jogo ou filme.

Você vai perceber o quão importante é um desenho de som para o sucesso da produ-ção do audiovisual.

 

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