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O Que é EDIÇÃO de SOM ?

edulacava La Cava

O QUE É EDIÇÃO DE SOM?



Descrevemos a edição de som como uma arte de produzir sons de grande qualidade para mixagem, implementação e processamento. Em palavras mais simples, a edição de som é uma tarefa trabalhosa de fazer gravações barulhentas e ruins soarem bem. É um dos processos que fazem o projeto inteiro.


 

Mas a minha definição de edição de som é, a arte de homogenizar o Som direto gravado em diferentes partes e faze-lo soar da mesma maneira e intensidade, respeitando a dinâmica e a interpretação de cada ator. 

 

Ignorar o lado da edição sempre resultará em uma produção abaixo da média.

Imagine que você está escrevendo um livro e planeja seus parágrafos. Você as escreve e trabalha na redação e nas frases isoladas. Só então você o coloca no produto final. Pode não ser o exemplo perfeito, mas pensar na edição como parte do processo tornará mais fácil entender por que você deve prestar mais atenção a ele. A edição de som não é apenas limpar gravações ruins. Alguns processos criativos são fáceis de fazer durante a edição, antes que o áudio passe para o próximo estágio.

Vou olhar para alguns deles, bem como para outras coisas essenciais de edição de som.

FERRAMENTAS

Quando se trata de escolher as ferramentas certas, é uma questão de escolher o software certo. Hoje, fazemos a maior parte do trabalho em um computador. E embora existam algumas ideias interessantes, como edição de touch pads como PreSonus . Vou me concentrar nas opções de edição mais comuns.


Escolher o software certo é importante. Mas, dependendo de um projeto, a escolha pode ser bastante limitada. Trabalhar em uma produção de grande orçamento pode não ter nenhuma opção, você trabalha com o que tem. Trabalhar como freelancer oferece mais opções, mas, novamente, é muito mais fácil trabalhar no mesmo programa que o cliente. Exportar a sessão finalizada com as mesmas configurações será um trabalho simples.

Poucas coisas são importantes na sua seleção.


Estabilidade, velocidade e controle.

A estabilidade é bastante autoexplicativa. Com menos falhas no sistema, você obtém muito menos chá de camomila que precisa beber. Saber que você pode confiar em seu sistema é muito útil, especialmente durante as noites longas.


A velocidade é importante na velocidade com que você pode editar com determinadas ferramentas e na capacidade de resposta do programa. O lag do sistema é a maldição de todo editor. Existem muitas variáveis que entram na equação, mas algumas estações de trabalho são mais rápidas de reagir do que outras.


O controle sobre a interface é o último da lista. Alguns programas tentam ser úteis e oferecem uma variedade de funções inteligentes em uma única função. Isso pode ser útil, mas quando se trata de edição rápida, uma lista clara de atalhos de teclado e fácil personalização estão no topo da pirâmide.


Hoje, Avid Pro Tools  é um padrão da indústria. Ele tem seus defeitos, mas verifica todas as caixas de que você precisa para fazer um bom trabalho de edição.

Mas eu aqui prefiro o NUENDO por sua estabilidade e plug-ins que já vem nele, não necessitando de nada externo. Além de toda a estrutura para fazer mixagens 5.1 e ATMOS e o melhor, toda conformação de LOUDNESS sem a necessidade de plug-ins externos, o que ajuda e facilita o trabalho.



Isso não significa que outros programas sejam piores ou melhores. Cada pessoa trabalha de uma maneira diferente, por isso é melhor experimentar algumas opções diferentes antes da decisão final. O Reapper é um caso à parte, totalmente grátis ele faz um trabalho de gente grande, deixando sua MIXAGEM incrivelmente profissional.

 

O TRABALHO

Quando se trata de edição, o planejamento é crucial.

- Em que tipo de gravação você trabalhará?

- Quanto tempo você tem?


Para onde você está enviando arquivos? Ou talvez seja você que vai misturar também.



Estas são as perguntas mais básicas que você precisa fazer a si mesmo antes de iniciar o trabalho. Vamos supor que o projeto seja um pequeno filme de estudante que será mixado posteriormente por outra pessoa. Primeiro, a comunicação entre todas as pessoas envolvidas é vital.


Além do óbvio, aqui estão algumas outras dicas. Isolar seus sons em grupos como diálogo, efeitos e música é uma tática básica. Coisas simples como codificação de cores, convenções de nomenclatura e ordem geral de seus sons farão todo o processo fluir . Faça uma lista do que você precisa e no que está trabalhando. É fácil se perder quando há milhares de sons para serem ouvidos. 

 

TÉCNICAS

Quando se trata de técnicas de edição, os fundamentos são cortar, limpar e movimentar os sons. A limpeza de ruídos indesejados, como estalos com os lábios, cliques ou movimento do pano, pode ser cansativa. E nem toda gravação será fácil de consertar.


Existem programas especiais, como Izotope Rx, que o ajudarão a automatizar algumas dessas tarefas. O Izotope RX 8 é o melhor redutor de ruídos que conheço e olha que conheço vários, trabalho com redução de ruídos de som direto para CINEMA e TV desde 1996. Nunca ví tamanha ferramenta capaz de reduzir ou eliminar completamente ruídos indesejáveis. Fica a dica, mas tome cuidado, qualquer parâmetro mexido de forma errada, destrói rapidamente o seu som, o melhor mesmo é treinar o ouvido e ir tentando retirar os ruídos bem devagar.


Cortar e mover sons é muito mais simples, pois requer apenas as funções mais básicas do software. Alguns projetos precisarão de um tratamento extra denominado processamento offline. Reverter o áudio, diminuir ou aumentar a velocidade dos sons são apenas algumas das muitas opções nas quais você pode processar seus sons. É importante ter um backup do som original. O processamento offline é um processo destrutivo, portanto, copie seu áudio original em uma faixa abaixo e silencie-o; você nunca sabe quando pode ser útil.

Confira os guias educacionais do Izotope sobre edição.

 

CONCLUSÃO

Então, sua edição está completa. As diretrizes sobre como você deve salvar e entregar o trabalho concluído estão em sua mesa. Existem diferentes opções de como você pode passar os arquivos para o próximo estágio. Você pode salvar sua sessão para que ela sirva como base para a mixagem ou pode exportar o áudio como arquivos individuais.

Não importa o caminho que você e sua equipe escolherão, lembre-se de que o layout bom e transparente dos sons irá economizar muito tempo e aborrecimento.

Ser um editor de som pode não ser uma posição glamorosa, mas é uma parte importante do processo de pós-produção. Freqüentemente, será apenas um elemento do seu trabalho, pois você também pode atuar como engenheiro de som e mixer. Especialmente quando se trata de projetos de baixo orçamento. Em grandes produções, um editor deve trabalhar com diretrizes rígidas, como formatos de arquivo, convenções de nomenclatura e codificação por cores.

Familiarize-se com ele e faça um bom planejamento de layout parte de seu hábito de trabalho.

Este show não é para todos, mas se você é a pessoa mais paciente que conhece e adora mexer em computadores, ou apenas quer fazer parte da indústria cinematográfica e deseja colocar suas habilidades técnicas para funcionar, certamente poderia seja alguma edição de som em seu futuro. Se for assim, vá em frente e retire-se para dentro de sua caverna, faça suas coisas e nos veremos quando você ressurgir na primavera.

 

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