O QUE É FOLEY?
![](https://static.wixstatic.com/media/b5b856_2f8df9e9445b404184c80422d7db22c2~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_369,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/b5b856_2f8df9e9445b404184c80422d7db22c2~mv2.jpg)
Foley é a arte de criar uma paisagem sonora na produção de filmes, TV ou jogos. Podemos descrever Foley como sons ocultos. Os sons aos quais você não está prestando atenção, mas sem eles, a história não seria crível para o público. Como você já deve estar pensando, não estou falando sobre explosões, sons de naves espaciais ou perseguições de carros. Chamamos isso de Sound Design ou Desenho de Som.
Foley são pegadas, passos, talheres em um cenário movimentado de restaurantes, roupas em movimento. O som de uma mão tocando uma mesa ou o ranger de uma porta. Foley geralmente é um som hiper-real, o que significa que os sons são exagerados. Eles são mais altos e mais proeminentes do que a realidade. Todas essas são técnicas para melhor contar uma história.
Criar uma paisagem sonora crível, que não seja notada pelo público, é uma tarefa complexa, mas emocionante. Cada produção é diferente, mas existem alguns procedimentos padrão na execução de uma ótima gravação de Foley.
SPOTTING
Spotting é uma tarefa de escrever uma lista de todos os sons de Foley que um diretor pode selecionar para uma gravação.
Uma equipe de editores assistirá a uma cena e anotará cada ação que pode ou não precisar de um efeito sonoro. Imagine uma cena de jantar.
Você vai precisar do som de talheres?
O som de vinho servindo em uma taça?
Ou talvez alguém esteja movendo uma cadeira em volta da mesa?
Cada pequena coisa assim você precisará anotar. É sempre melhor ter mais opções de sons gravados do que menos. Identificar é uma tarefa tediosa, mas pode ser uma revelação para alguém que está apenas começando na indústria.
+ dúvidas?
Entre no nosso grupo do TELEGRAM ou envie um e-mail para LASCA SOUND e terei o maior prazer em fornecer e responder as perguntas que você possa ter!
![](https://static.wixstatic.com/media/b5b856_2a60e50f14034717ab5af1d5f2445c97~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_490,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/b5b856_2a60e50f14034717ab5af1d5f2445c97~mv2.jpg)
GRAVAÇÃO DE FOLEY
Antes do início das sessões de gravação de Foley, uma equipe criativa decide sobre a prioridade dos sons a serem gravados. Uma produção de filme padrão pode ter milhares de sons de Foley listados, mas você não precisa de todos eles. Uma boa visão do produto final é importante.
Quando a lista para a gravação estiver pronta, a sessão será iniciada.
As gravações acontecem na sala de Foley, uma sala grande e tratada, com uma tela grande e muitos adereços diferentes. Na tela, você pode ver cenas do filme. E então, em tempo real, um artista de Foley representa os sons e o engenheiro de Foley os grava, geralmente usando uma DAW para isso.
O artista Foley é a parte mais importante da equipe Foley e a mais criativa. Os artistas de Foley devem usar sua imaginação com adereços e então imitar em tempo real o que está acontecendo na tela. Quando as cenas são reproduzidas, não há som ou diálogo. É como se fosse um filme mudo, assim os artistas de Foley podem saber o sincronismo exato de cada som que estão retratando.
Lembra da nossa cena do jantar?
O artista de Foley pode usar um pouco de metal para criar o som de talheres. Talvez ele use um pedaço de madeira ou uma caixa velha para criar o som de uma cadeira. Ele ou ela usará um tipo diferente de calçado para cada personagem da tela. E espera-se dele, que crie um tipo diferente de estilos de movimento, dando assim a veracidade esperada nesses sons.
Um grande artista de Foley pode transformar uma cena normal de jantar em um evento animado e emocionante. Mas não podemos prejudicar o trabalho de um engenheiro de som de Foley. A escolha de um tipo de microfone correto, configuração de microfones e níveis corretos são cruciais. A diferença pode deixá-lo com um belo som Foley ou um som medíocre e barulhento.
Um bom engenheiro de som instruirá e trabalhará com o artista de Foley sobre as melhores maneiras de criar os sons. Você pode ser o melhor artista de Foley do mundo, mas quando seu trabalho não soa bem, você poderá não receber um novo trabalho.
![](https://static.wixstatic.com/media/b5b856_25770dd5f7374f23a61828b541d968fa~mv2.jpeg/v1/fill/w_980,h_490,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/b5b856_25770dd5f7374f23a61828b541d968fa~mv2.jpeg)
EDIÇÃO E AJUSTE DE FOLEY
![](https://static.wixstatic.com/media/b5b856_40523695b63544f1947f22c155352af1~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_735,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/b5b856_40523695b63544f1947f22c155352af1~mv2.jpg)
Após as gravações, você precisará editar e ajustar os sons. A edição é um processo de limpeza do áudio. Você precisará reduzir o ruído e remover cliques e pops aleatórios. Seu trabalho é organizar os sons para que você possa encaixá-los no filme mais tarde.
Descrevemos o ajuste como a combinação dos sons com a imagem. Mesmo que gravemos Foley em tempo real, sempre haverá um pequeno atraso.
O ajuste requer mover esses sons para o lugar e organizar a sessão para o mixer Foley. Ajustar Foley pode ser um processo criativo. O editor freqüentemente decidirá quais passos funcionam melhor com a cena e quais sons são melhores para deixar de fora da cena.
Um estagiário de edição de Foley geralmente começa com passos e tecidos adequados. Esses tecidos podem ser sons de roupas quando os personagens se movem durante uma tela. Somente depois de aprender muito bem esse início, você passará para coisas mais emocionantes. Quando os sons são editados e ajustados, a sessão é enviada para um mixador de Foley.
![](https://static.wixstatic.com/media/b5b856_a772a2145b364a82b5713281b2a0deb5~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_463,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/b5b856_a772a2145b364a82b5713281b2a0deb5~mv2.jpg)
MIXAGEM DE FOLEY
Mixar Foley é uma tarefa difícil, pois precisa funcionar em equilíbrio com o diálogo, efeitos sonoros e música.
Talvez um vidro quebrado se torne um elemento importante na história?
O som ficará exposto e no centro das atenções. Outras vezes, será apenas um som de fundo de vidro quebrado.
Descrevemos Foley como uma arte invisível. Os sons estão no fundo, eles tocam a história e ajudam a descrevê-la para o público. Dizemos que o público só notará Foley quando houver algo errado com ele. Da próxima vez, quando estiver assistindo a um filme, preste um pouco mais de atenção aos sons do fundo.
Feche os olhos um pouco e lembre-se de quanto trabalho foi necessário para criar o mundo do som oculto.
Commentaires