PROFISSÃO ÁUDIO: ASSISTENTE DE EDIÇÃO DE DIÁLOGOS ASSISTANT DIALOG EDITOR
![](https://static.wixstatic.com/media/b5b856_422cc632e1d14943b6c3b618cce0323c~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_649,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/b5b856_422cc632e1d14943b6c3b618cce0323c~mv2.jpg)
Em um dia de sorte, num filme de médio porte, pode exigir de você apenas alguns minutos de edição de diálogos e substituição do som direto por ADR gravado. Depois, há aqueles filmes que precisam de uma grande quantidade de ADR por causa dos efeitos especiais mecânicos ou barulhos dos efeitos no set de filmagem/gravação onde os editores de ADR podem estar trabalhando em por semanas no seu filme. Quando um único editor de ADR acaba trabalhando por várias horas por dia, ele geralmente conta com um assistente para manter o processo organizado e eficiente.
Deveres
O assistente de edição de diálogos trabalha no departamento de som de pós-produção sob a supervisão do editor ADR. Essa pessoa é a principal responsável pela operação diária da unidade de edição de diálogos, permitindo que o editor de ADR se concentre exclusivamente em cortar as trilhas de áudio (SOM DIRETO). O assistente pode executar qualquer tarefa delegada pelo editor ADR ou pelo supervisor de edição de som , mas as funções típicas incluirão organizar e re-transferir o ADR dos diálogos, renomear as track’s antes de cada sessão de mixagem e prepara as track's para mixagem. Quando o ADR e o processo de edição de diálogos está completo, o assistente de edição de diálogos é responsável por preparar as trilhas para a mixagem final, limpando o áudio - removendo ruídos menores - e preparando as anotações para o MIXADOR.
Habilidades e Formação
Um diploma universitário em Cinema ou produção de Rádio e Televisão com pós-produção de áudio é recomendado para esta carreira. O assistente de edição de diálogos deve ser proficiente no uso de consoles e software de edição de áudio (Ex.: Izotope RX), bem como nas técnicas padrão comumente usadas no processo de pós-produção. É necessária familiaridade com os diferentes tipos de microfones e suas aplicações pretendidas. Como qualquer técnico que trabalha na área de áudio, o assistente deve ter um bom ouvido para áudio, o que requer um treinamento extensivo e contínuo. Alguns cursos extras de apreciação musical e teoria do som na Fundação Darcy Ribeiro são úteis para desenvolver um ouvido perspicaz. É desejável que o candidato seja meticuloso e atencioso.
O processo de edição de áudio e imagem é longo e árduo; um simples erro cometido por um assistente novato pode custar várias horas e milhares de dólares em tempo perdido. Por outro lado, um excelente desempenho pode levar a oportunidades de avançar e se tornar o principal Editor de ADR – Automated Dialog Recorder.
![](https://static.wixstatic.com/media/b5b856_0235fe0755b446b090250dc04b1fa368~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_463,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/b5b856_0235fe0755b446b090250dc04b1fa368~mv2.jpg)
O que esperar
Esta pode ser uma posição inicial na Pós-Produção de SOM, com a educação adequada e habilidades demonstradas. Oportunidades de emprego podem ser encontradas como assistente em tempo integral em um estúdio de pós-produção de áudio ou como freelancer por contrato. Os cargos de trainee, que são essencialmente estágios, também podem estar disponíveis quando os assistentes são classificados como funções de nível médio.
Para começar, procure um emprego relevante em um estúdio de pós-produção-áudio. Mesmo se você estiver apenas pegando café para o editor ou etiquetando CDs, é um começo. No trabalho, você pode esperar horas longas e irregulares, dependendo da programação de produção. Quanto mais próximo o prazo de entrega se aproxima, mais tempo você pode deverá ficar no estúdio. Como na indústria da música, não é difícil passar 18 horas por dia na ilha de edição de SOM.
Essa para mim é o início da nobre função no departamento de SOM na Pós-Produção, iniciei como Assistente e segui meu caminho como Editor de Diálogos. Com o dever de deixar os diálogos o mais inteligível possível, dentro de várias camadas sonoras e complexas, disputando com Ambientes, SFX, Foley e Músicas. Os diálogos precisam ser entendidos por todos o tempo todo para que haja compreensão da narrativa do filme.
Espero ter elucidado algumas funções nessa séria PROFISSÃO ÁUDIO,
Te espero na próxima !!!
Esse foi mais um PROFISSÃO ÁUDIO, aqui na LASCA SOUND estamos sempre incentivando os entusiastas a entenderem o que cada função de SOM para o audiovisual pede, assim nesse detalhamento você poderá entender melhor de cada função e escolher a que mais te agrada... Fica a Dica !!!!
+ dúvidas?
Entre no nosso grupo do TELEGRAM ou envie um e-mail para LASCA SOUND e terei o maior prazer em fornecer e responder as perguntas que você possa ter!
Comments