top of page
  • edulacava La Cava

PROFISSÃO ÁUDIO EDITOR DE EFEITOS SONOROS – SFX

Atualizado: 30 de mai.



Sem os ruídos e sons que acompanham toda ação física na vida real, um filme ou programa de televisão carece da realidade que nossos cérebros esperam e precisam para ficar totalmente imersos na experiência visual. O editor de efeitos sonoros trabalha sob a direção do supervisor de edição de som e é responsável pela fabricação, gravação e edição de todas as trilhas de efeitos sonoros incluídas em um filme ou programa de TV .

Deveres

Imediatamente após a contratação, o editor de efeitos sonoros começa a trabalhar na divisão do script: fazendo anotações detalhadas que identificam todos os sons especificamente mencionados no script ou implícitos na ação. Os efeitos sonoros se enquadram em quatro categorias básicas: sons fortes, fundo, Foley e design. A maioria dos sons fortes e de fundo podem ser obtidos de bibliotecas de efeitos sonoros, que existem como arquivos digitais ou em CDs e são cuidadosamente catalogados com descrições precisas.

Todas as produtoras e estúdios de cinema têm suas próprias bibliotecas exclusivas e um editor de SFX tarimbado terá sua própria coleção de material gravado. Esses efeitos sonoros são usados ​​para substituir o som "sujo" (isto é, inutilizável) gravado durante as filmagens, ou para incluir como ruídos complementares que melhoram o ambiente, mas não correspondem à ação específica visível na tela (por exemplo, ruído do vento e de inseto adicionado a uma tomada de externa).

Onde o som de Foley deve ser criado, o editor de efeitos sonoros irá colaborar com o artista de Foley para recriar sons naturais em um estúdio de Foley, que é então sincronizado com a ação visual na imagem.

O som projetado é qualquer áudio não natural que não pode ser capturado na vida real. Para representar o som que uma espaçonave pode fazer enquanto paira sobre o solo ou um pé de feijão gigante de conto de fadas saindo da terra, o editor SFX manipula outros sons gravados ou sintetiza novas trilhas de áudio com o uso de um software de áudio.

Durante o processo de edição das trilhas de efeitos sonoros, o editor de efeitos sonoros se reúne com o diretor e o desenhista de som para mostrar o trabalho concluído até agora e receber notas sobre os elementos a serem alterados ou substituídos. Quando todas as faixas estão completas, o editor de efeitos sonoros é responsável por entregar todo o SFX em faixas ou track's para o mixador de som de pós-produção então montar sua time-line incluindo essa seção. Ele ou ela estará presente nas revisões finais da pós-produção de som com a edição final da imagem, momento em que outras alterações podem ser feitas até que o diretor e o produtor estejam satisfeitos com o resultado.


Habilidades e Formação

Recomenda-se um diploma universitário em cinema ou Produção em Rádio e Televisão com algum curso extra em gravação de som e edição de pós-produção, temos aqui no Rio de Janeiro o IATEC como uma escola que poderá auxiliar você nessa caminhada. O curso deve incluir dublagem, substituição automática de diálogo (ADR), edição de música, edição de efeitos sonoros (SFX) e gravação de Foley. É necessário treinamento adicional em consoles de gravação digital, bem como em aplicativos de software como o REAPPER, NUENDO, Pro Tools. Esta carreira requer uma pessoa tecnicamente experiente com um ouvido apurado para o som e a capacidade criativa para fornecer um áudio que enfatize e complemente as imagens em movimento na tela.


O que esperar

Um editor de efeitos sonoros pode trabalhar como técnico freelance ou como funcionário permanente de um estúdio de som de pós-produção. Os interessados ​​em seguir essa carreira devem buscar aprendizes ou cargos de nível inicial dentro do departamento de som de um projeto independente ou de baixo orçamento para ganhar experiência e construir um currículo.

Especificamente, tente concentrar seus esforços em encontrar trabalho em um estúdio de pós-som, onde você possa trabalhar em tempo integral ou parcial sob a orientação de um técnico veterano estabelecido no mercado. A participação em filmes de alunos durante a faculdade é uma excelente maneira de aprimorar suas habilidades.

Trabalhar como assistente de edição de efeitos sonoros ou estagiário pode fornecer um caminho para o avanço.


Esse foi mais um PROFISSÃO ÁUDIO, aqui na LASCA SOUND estamos sempre incentivando os entusiastas a entenderem o que cada função de SOM para o audiovisual pede, assim nesse detalhamento voc&e poderá entender melhor de cada função e escolher a que mais te agrada... Fica a Dica !!!!


 

 

+ dúvidas?


Entre no nosso grupo do TELEGRAM ou envie um e-mail para LASCA SOUND e terei o maior prazer em fornecer e responder as perguntas que você possa ter!

 

72 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


Abner Assis
Abner Assis
Jun 22

✔️

Like
bottom of page