![](https://static.wixstatic.com/media/b5b856_ee45765158f84d35ad74197ffb7798df~mv2.jpg/v1/fill/w_750,h_421,al_c,q_80,enc_auto/b5b856_ee45765158f84d35ad74197ffb7798df~mv2.jpg)
Sem os ruídos e sons que acompanham toda ação física na vida real, um filme ou programa de televisão carece da realidade que nossos cérebros esperam e precisam para ficar totalmente imersos na experiência visual. O editor de efeitos sonoros trabalha sob a direção do supervisor de edição de som e é responsável pela fabricação, gravação e edição de todas as trilhas de efeitos sonoros incluídas em um filme ou programa de TV .
Deveres
Imediatamente após a contratação, o editor de efeitos sonoros começa a trabalhar na divisão do script: fazendo anotações detalhadas que identificam todos os sons especificamente mencionados no script ou implícitos na ação. Os efeitos sonoros se enquadram em quatro categorias básicas: sons fortes, fundo, Foley e design. A maioria dos sons fortes e de fundo podem ser obtidos de bibliotecas de efeitos sonoros, que existem como arquivos digitais ou em CDs e são cuidadosamente catalogados com descrições precisas.
![](https://static.wixstatic.com/media/112553bf379648cca537db634240b1be.jpg/v1/fill/w_980,h_651,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/112553bf379648cca537db634240b1be.jpg)
Todas as produtoras e estúdios de cinema têm suas próprias bibliotecas exclusivas e um editor de SFX tarimbado terá sua própria coleção de material gravado. Esses efeitos sonoros são usados para substituir o som "sujo" (isto é, inutilizável) gravado durante as filmagens, ou para incluir como ruídos complementares que melhoram o ambiente, mas não correspondem à ação específica visível na tela (por exemplo, ruído do vento e de inseto adicionado a uma tomada de externa).
Onde o som de Foley deve ser criado, o editor de efeitos sonoros irá colaborar com o artista de Foley para recriar sons naturais em um estúdio de Foley, que é então sincronizado com a ação visual na imagem.
O som projetado é qualquer áudio não natural que não pode ser capturado na vida real. Para representar o som que uma espaçonave pode fazer enquanto paira sobre o solo ou um pé de feijão gigante de conto de fadas saindo da terra, o editor SFX manipula outros sons gravados ou sintetiza novas trilhas de áudio com o uso de um software de áudio.
Durante o processo de edição das trilhas de efeitos sonoros, o editor de efeitos sonoros se reúne com o diretor e o desenhista de som para mostrar o trabalho concluído até agora e receber notas sobre os elementos a serem alterados ou substituídos. Quando todas as faixas estão completas, o editor de efeitos sonoros é responsável por entregar todo o SFX em faixas ou track's para o mixador de som de pós-produção então montar sua time-line incluindo essa seção. Ele ou ela estará presente nas revisões finais da pós-produção de som com a edição final da imagem, momento em que outras alterações podem ser feitas até que o diretor e o produtor estejam satisfeitos com o resultado.
Habilidades e Formação
![](https://static.wixstatic.com/media/28988983267d4f83a71f531338f92a71.jpg/v1/fill/w_980,h_653,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/28988983267d4f83a71f531338f92a71.jpg)
Recomenda-se um diploma universitário em cinema ou Produção em Rádio e Televisão com algum curso extra em gravação de som e edição de pós-produção, temos aqui no Rio de Janeiro o IATEC como uma escola que poderá auxiliar você nessa caminhada. O curso deve incluir dublagem, substituição automática de diálogo (ADR), edição de música, edição de efeitos sonoros (SFX) e gravação de Foley. É necessário treinamento adicional em consoles de gravação digital, bem como em aplicativos de software como o REAPPER, NUENDO, Pro Tools. Esta carreira requer uma pessoa tecnicamente experiente com um ouvido apurado para o som e a capacidade criativa para fornecer um áudio que enfatize e complemente as imagens em movimento na tela.
O que esperar
![](https://static.wixstatic.com/media/3400631a059784f947bbc8bb58fc707a.png/v1/fill/w_600,h_400,al_c,q_85,enc_auto/3400631a059784f947bbc8bb58fc707a.png)
Um editor de efeitos sonoros pode trabalhar como técnico freelance ou como funcionário permanente de um estúdio de som de pós-produção. Os interessados em seguir essa carreira devem buscar aprendizes ou cargos de nível inicial dentro do departamento de som de um projeto independente ou de baixo orçamento para ganhar experiência e construir um currículo.
Especificamente, tente concentrar seus esforços em encontrar trabalho em um estúdio de pós-som, onde você possa trabalhar em tempo integral ou parcial sob a orientação de um técnico veterano estabelecido no mercado. A participação em filmes de alunos durante a faculdade é uma excelente maneira de aprimorar suas habilidades.
Trabalhar como assistente de edição de efeitos sonoros ou estagiário pode fornecer um caminho para o avanço.
Esse foi mais um PROFISSÃO ÁUDIO, aqui na LASCA SOUND estamos sempre incentivando os entusiastas a entenderem o que cada função de SOM para o audiovisual pede, assim nesse detalhamento voc&e poderá entender melhor de cada função e escolher a que mais te agrada... Fica a Dica !!!!
![](https://static.wixstatic.com/media/b5b856_f6d9f80830f347a2aa2a37b5a436c974~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_371,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/b5b856_f6d9f80830f347a2aa2a37b5a436c974~mv2.jpg)
✔️