top of page
  • edulacava La Cava

PROFISSÃO ÁUDIO: MIXADOR (RE-RECORDING MIXER)

Atualizado: 30 de mai.

PROFISSÃO ÁUDIO: MIXADOR (RE-RECORDING MIXER)



No processo de pós-produção para filme e televisão, o mixador é responsável por reunir a trilha sonora completa e refinar esse áudio para qualidade técnica e estética. Ele ou ela combina os esforços do editor de efeitos sonoros , do artista de Foley , do produtor musical e do editor de diálogos em um produto de som coeso que acompanha perfeitamente as imagens na tela.


Deveres

O mixador, geralmente é contratado no início da pós-produção e trabalha sob a direção do supervisor de edição de som. Esta pessoa trabalha em estreita colaboração com o maior departamento de pós-som, produtor e diretor para fundir habilmente os inúmeros elementos de áudio que completam um filme ou programa de televisão. Sua primeira tarefa é mixar uma trilha sonora para pré-visualizações do show pelo público. Com todos os efeitos sonoros e diálogos concluídos, o mixador refina o áudio, combinando as várias trilhas separadas. Aperfeiçoar o áudio e balancear o volume das músicas por baixo do diálogo, bem como garantir que os sons possuam sua dinâmica e não sejam nem muito suaves nem muito fortes. A música no filme geralmente faz parte de uma trilha sonora produzida pelo produtor musical.

A mixagem é realizada em um estúdio, que normalmente abriga um grande console de mixagem e tela de projeção em estilo de teatro, bem como assentos limitados para visualização da equipe de pós-produção e diretor, talvez o produtor executivo.

Quando o diretor e o produtor travaram a imagem, o que significa que aprovaram a edição visual final, chamado corte final, o mixador pode então dar início a sua mixagem final. Isso incluirá a trilha musical final e qualquer diálogo ou efeitos sonoros recém-reproduzidos. Mais uma vez, o áudio é equilibrado no estúdio de mixagem com a entrada do diretor e do supervisor de som , bem como do sound designer. A trilha sonora é suavizada e balanceada, e o número de trilhas é reduzido ainda mais e mixado para especificações de som surround 5.1, o padrão da indústria + stéreo ou ainda em Dolby ATMOS. A duração do processo de edição varia muito, dependendo do tamanho e do tipo de produção, mas pode levar de duas semanas a 12 para o cinema mas na TV a história é outra, cerca de 11h separam o mixador do produto finalizado, sim em apenas 11horas de trabalho o mixador precisa terminar o seu trabalho para que o capítulo de uma novela vá ao ar em tempo, até porque no dia seguinte esse mesmo mixador tem a obrigação de entregar mais um capítulo, assim em alguns casos o uso de mais de um mixador por capítulo acontece.


Habilidades e Formação

Um diploma universitário em produção de cinema e televisão com ênfase em edição e mixagem de som é o que seria esperado, mas no Brasil não há formação para essa função então o que é recomendado para esta carreira, são cursos de Cinema e técnicas de gravação e mixagem, mas instituições como o IATEC vem oferecendo cursos na área de TV e Cinema.

O mixador deve ser proficiente no uso de vários consoles de mixagem DAW’s, bem como sistemas de edição de áudio. O conhecimento de gravação e aplicativos de software de áudio é fundamental.

Esta carreira requer um indivíduo que compreenda os conceitos artísticos e técnicos de desenho de som e equilíbrio de áudio, e seja capaz de dominar criativamente uma trilha sonora que produzirá uma resposta emocional complementando à ação visual. Não existe uma fórmula padrão para mixar uma ótima trilha de áudio; é preciso intuição, experiência e conhecimento técnico para ser perfeito.


O que esperar

Um mixador geralmente é empregado em tempo integral ou parcial de um estúdio de som de pós-produção, mas também pode trabalhar como freelance. Em programas de formato curto, o mixador pode assumir várias funções, atuando como sound designer, ou qualquer combinação de funções adicionais. Por outro lado, grandes projetos de Televisão e filmes de grande orçamento podem empregar uma pequena equipe de mixadores que dividem o trabalho de produção da mixagem final de música, efeitos sonoros, diálogos e Foley. Um caminho para essa carreira pode começar em qualquer área de pós-produção sonora. Os estágios ou aprendizagens estão disponíveis em empresas independentes ou grandes estúdios de cinema fora do Brasil. Com vários anos de emprego profissional nesta função, um mixador pode buscar o avanço como supervisor de edição de som ou sound designer , ou montando seu próprio estúdio.

No meu caso eu comecei sendo um profissional freelancer e depois passei a ser contratado de um grande estúdio e paralelamente montei o meu próprio estúdio para além de desenvolvimento próprio, poder atender a pequenas produções, o que eu não sabia é que reverberaria de tal forma que começam a chegar produções maiores e melhores a cada ciclo.

A dica que eu deixo aqui é que mantenha a dedicação e garra, problemas vão acontecer, desanimar é fácil, mas ser resiliente é como você aprenderá e conquistará o seu espaço no mercado.


 
 

252 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • https://www.instagram.com/lascasound/
  • LinkedIn Clean Grey
  • SoundCloud

© 2024 por LascaSound, Som para TV, CINEMA & Outras Mídias.

☏ +55 21 98006-2930

📧 edulacava@msn.com

bottom of page