top of page

QUAL MICROFONE USAR EM MEUS VÍDEOS

edulacava La Cava

Atualizado: 2 de jun. de 2024


QUAL MICROFONE USAR EM MEUS VÍDEOS


Esse artigo que dedico inteiramente aos VideoMakers e YouTubers, é o que acredito ser um determinador, um divisor de águas no que digo quando falo em qualidade não só de áudio, mas de produto final.

Uma pequena história por mim adaptada diz que se colocarmos um Vídeo (DVD, Blue-Ray, VIMEO, YouTube) de um filme no player de um home theater e apesar do som perfeito a imagem estiver sem cor e definição, será mais fácil aceitar isso do que se a imagem estiver perfeita porém o som não, com chiados e falhas diversas. Isso mostra que temos tendência a nos surpreendermos mais com um excelente som do que com uma excelente imagem.

Negligenciar o áudio é um erro gravíssimo, mas ao mesmo tempo um dos mais cometidos em produções audiovisuais de pequeno e médio porte.

· Recentemente a empresa Dolby realizou um estudo de caso na qual convidou pessoas a assistirem e dar nota a um filme. A cada sessão a qualidade do som era diminuída. E o resultado da pesquisa não poderia ser outro: quanto menor a qualidade do som, menor nota as pessoas davam para o filme. E o mais curioso é que as pessoas não sabiam dizer que o que elas não gostaram do filme era o áudio.

Essa história é muito interessante para exemplificar que não adianta ter um vídeo excelente, se você não se preocupar com o áudio.


Separei algumas dicas para que você garanta o sucesso do seu vídeo.


Captação

Quando escolher o local da gravação, preste atenção se ele é silencioso. Cuidado com locais de muito barulho ou vento, que é sempre um inimigo do microfone, e com ambientes que reverberem o áudio, como salas amplas e fechadas, banheiros e até mesmo causando aquele eco desagradável. Note bem que o microfone não seleciona o som que ele capta, apenas retrata os elementos sonoros que estão naquele ambiente naquele mesmo momento.

Se possível, escolha microfones que te ajudem a captar o mínimo de ruídos. E quais microfones são esses, no meu artigo sobre BOOM, falo de alguns e valores de cada um deles. Lembre-se que áudio com barulhos irão desviar a atenção do seu público, além de passar a sensação ruim de amadorismo.

Monitorar o som enquanto gravamos é muito importante, da mesma forma que temos um operador de vídeo, assim, sugiro que a mesma pessoa que filme, monitore o som, já é uma forma de garantirmos o som para não termos surpresas depois na edição.

Caso esteja utilizando um gravador de áudio externo, fique atento, pois na hora da edição, a sincronia do áudio e vídeo pode ser uma dor de cabeça. Por isso, ao começar a gravação do áudio, bata uma palma. Ela vai garantir o sincronismo, Falo isso melhor no meu artigo de TIME-CODE que está no meu BLOG. Se quiser ser mais profissional, invista em uma claquete. Lembre de pedir para o ator para CANTAR a CLAQUETE, isso ajudará a identificar os áudios separados e o editor vai te agradecer eternamente essa simples ação.


Off, a gravação de um OFF quando não temos um local apropriado, eu recomendo fazermos dentro de um carro, sim, um carro tem uma acústica muito agradável para uma locução ou off, geralmente escolho um lugar mais afastado possível de trânsitos e vida urbana, ou se conseguir a garagem subterrânea de um prédio já funciona, assim garantimos a qualidade deste som e podemos usar algum efeito em pós-produção.


Gravador




Geralmente as câmeras têm recursos para gravar o áudio, mas não recomendo devido a qualidade e recursos limitados que podemos ter gravando direto nelas. Há também programas próprios para captação em computadores e smartphones, hoje bem difundidos, com APP’s como RODE, TASCAM.

Mas se for o caso de escolher a câmera ser um Smartphone, sugiro o APP Filmic PRO ao custo de R$ 54,90 tanto para iOS ou Android, ele tem se mostrado um ótimo APP para gravar vídeos e o áudio pode ser colocado nele mesmo, com adaptadores existentes no mercado, você consegue colocar um microfone diretamente nele como o caso do RODE SC-6L ou uma pequena interface e você consegue colocar até 2 canais de áudio neste vídeo.




Ainda assim, se você não quiser dar um aspecto amador à sua produção, recomendamos que você opte por ter um bom gravador externo, como os das marcas Zoom e Tascam.


Microfones

O microfone aí é que acontece o maior bloqueio, como não temos a informação, não entendemos nada sobre microfones, acabamos caindo no conto do vendedor, ou seja, vou dar um exemplo bem comum para quem também não conhece nada sobre vinhos, geralmente temos algum amigo que curte vinhos, e você não entende quase nada ou nada mesmo, e quer sair com uma gatinha nova, um jantar especial em casa ou na casa dela e quer chamar a atenção ao levar um vinho, você decide que ir ao supermercado não é uma opção válida, então escolhe passar naquela loja de vinhos perto de casa e comprar um bem legal, mas ao perguntar ao vendedor se o vinho é bom ele responde “sim, é ótimo, você vai gostar” o que diábos esse vendedor está fazendo? Ele não me conhece, como diz que eu vou gostar, simplesmente é um achismo. A mesma coisa acontece com o microfones, você não conhece, não sabe o que escolher e cai na mão do vendedor, ele acaba empurrando o que tem para você e na hora de trabalhar o som, você percebe que ficou bom, mas não tem o som que você queria....... basicamente você caiu no conto do vendedor.....



Para tentar ajudar a você sobre e como escolher o seu microfone, estude antes, pergunte aos profissionais que já estão há bastante tempo no mercado. das câmeras é projetado para captar o áudio ambiente, por isso para falas ou um som específico ele não é o mais indicado, já que o áudio captado geralmente acaba apresentando muitos ruídos e problemas. Compre um microfone profissional adequado para o tipo de vídeo que você deseja. Pesquise bastante e não tenha medo de investir em um bom equipamento!


– O modelo mais usado por quem está começando seus primeiros passos com audiovisual são os lapelas. Eles são boas alternativas porque ficam bem próximos à boca do ator/entrevistado/apresentador. O som é captado de forma mais direcionada, o que evita muito os ruídos do ambiente. Caso você opte pelo uso de um lapela, busque opções discretas e esconda bem o fio. Mesmo microfones pequenos chamam bastante atenção no vídeo e prejudicam a estética.

Nas produções de Ficção, optamos sempre que possível por usar o microfone boom. Diferente do lapela, ele não aparece no quadro. Dessa forma, a estética do vídeo é preservada. Optamos por um modelo hiperdirecional e assim evitamos ruídos externos. Nesse caso, é importante posicionar bem o equipamento ou o áudio poderá ficar baixo e parecer mais distante do que a pessoa que fala.


ShotGun - BOOM

Se optar por microfones sem fio, tanto lapelas como ShotGun, tome bastante cuidado com interferências, isso é um problema que devemos nos acostumar. Outra atenção importante é com relação ao desligamento da TV Analógica, a faixa de frequência dos 700MHz passa a ser usada por empresas de telecom, tornando ilegal o uso de determinados transmissores de áudio. Falarei sobre RF e seus desafios num outro artigo.


Edição de SOM



É possível fazer edições simples de áudio nos programas mais comuns de edição, como o Premiere e o Final Cut. Há outros programas próprios para manipulação de áudio com recursos mais avançados, como o Protools, NUENDO REAPER que aceitam track (pista) de vídeo também, existe o Adobe Audition, mas realmente nunca consegui entender ele de forma PRO, acho que minha cabeça não consegue quebrar o paradigma dele ser tão diferente de uma DAW (Digital Audio Workstation).


Num primeiro momento, ouça o som que veio da Edição de vídeo, sim, ouvir antes de começar, já diz muito sobre a qualidade do material que você está recebendo e a cabeça já entende o nível de trabalho que você irá ter para colocar o som perfeito. Nivelar o som dos diálogos antes de colocar música é um segredo que poucos fazem, a pressa de entregar o trabalho também prejudica muito os conceitos e metodologia de edição de som.

Lembre-se sempre que a Pós-Produção é a etapa mais cara de todas as etapas do audiovisual, por isso, não hesite em gravar mais um TAKE para ter certeza da qualidade do seu material sonoro, já que resolver depois será sempre mais caro do que refazer um take durante a filmagem.


PHONES de OUVIDO

Eu sou suspeito para falar de PHONES, sou meio viciado nesse acessório tão importante para termos clareza do que estamos trabalhando, mexendo, filtrando ou até mesmo inserindo outros tipos de som durante as falas, para isso, investir em um bom fone de ouvido, como os das marcas Sennheiser, Shure, AKG, (tanto na edição quanto na captação) te ajudará a monitorar e garantir o melhor áudio do início ao fim da produção.



Essas são dicas simples, mas já te ajudarão a evitar erros muito comuns que prejudicam seus vídeos.

 

Se quiser aprender mais e garantir vídeos com ainda mais qualidade, se inscreve na nosso Grupo de TELEGRAM para saber outras dicas como essa..

 

O vídeo abaixo retrata como podemos perder a qualidade se não tivermos os profissionais certos para cada função

 


153 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


  • nstagram-lascasound
  • LinkedIn Clean Grey
  • SoundCloud

© 2024 por LascaSound, Som para TV, CINEMA & Outras Mídias.

☏ +55 21 98006-2930

📧 edulacava@msn.com

bottom of page