O Que são STEMS?
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Incrivelmente como passa desapercebido esse processo e vários alunos meus ficaram sem entender o que são STEMS de entrega para finalização de SOM para TV, CINEMA & Outras Mídias no nosso último curso.
Se você também está em dúvidas com o que é e como entregar seus STEMS, esse artigo é para você.
MIXAGEM
Primeiro vamos dar uma olhada nos elementos da mixagem.
Vou me concentrar nas origens do mix de filmes e TV, pois é algo que eu conheço melhor. As combinações e elementos finais são chamados de entregáveis ou "deliveries". No passado as pessoas trabalhavam com filmes físicos ou fitas, hoje temos arquivos digitais.
Produtos para filmes tendem a se enquadrar em duas categorias:
Doméstico e internacional.
Qual é a diferença entre os dois?
Doméstico é uma produção em língua nativa. Portanto, se a produção de um filme for no Brasil ou em Portugal, as mixagens domésticas serão em português. No pacote de entrega, você pode encontrar uma mixagem Atmos original, objetos Atmos, 7.1, 5.1, mix estéreo, diálogos, DCP e assim por diante. Qualquer coisa que vá para o cinema, ou para outros lançamentos como na TV.
Internacional é um pouco diferente.
O material internacional irá para os países que dublam seus filmes. Vá para o meu artigo que falo sobre DUBLAGEM
No pacote internacional, você pode encontrar algumas track's de áudio extras, como opções e auxiliares. Eles fornecem controle sobre a mixagem original e facilitam o processo de dublagem.
No final do artigo, explico melhor esses STEM's Opções e Auxiliares.
STEMS
O que eles são?
STEMS são sub-mix ou sub grupos.
Grupos de áudio semelhantes mixados, entregues assim mesmo separadamente além da mixagem final em MONO, STEREO, 3.0, 5.1, etc... Então com os STEMs fica mais fácil mudar, consertar e remixar o material no futuro. Ele organiza um projeto e lhe dá algum controle sobre ele também, facilitando o entendimento dos sons dentro do projeto. Nos filmes, os STEMS são usados para dublagens em outros idiomas, remixagens e atualizações do projeto. Na música, o uso mais popular é para remix.
Podem haver muitos tipos diferentes de STEMS, mas hoje vamos dar uma olhada nos mais comuns.
SD (Som Direto) - STEM
Diálogos. O primeiro grupo que crio, já que coloco as pistas de SOM DIRETO no topo da minha TIME-LINE. O STEM de diálogos é uma parte importante da combinação, pois é alterada e atualizada com mais frequência nas remontagens e/ou aclimatação do filme para diferentes suportes de exibição.
Track's adicionais, track's alterados e ADR (Automated Dialogue Recorder) extra resultarão em atualizações e correções no STEM do diálogo.
Lembre-se de que a língua dos diálogos podem ser qualquer idioma, não apenas no idioma nativo. O alemão terá seu próprio, russo e francês também. Facilitando assim a dublagem para a língua local, já que muitas vezes o M&A (Música & Ambientes) permanecerá o mesmo, então a substituição apenas dos diálogos é mais rápida e eficiente, não alterando todo o conceito artistico definido no projeto original.
AMBIENTES – STEM
Todos os ambientes sonoros do filme são endereçados para esse grupo, assim termos a certeza de que eles serão usados numa futura troca de idiomas e não serão trocados e ou usados de forma errada como por exemplo um pássaro do Pantanal Mato Grossense, se esse som estiver no STEM de SD, poderá ser substituído por um outro pássaro e ele talvez não corresponda a um pássaro da região, causando estranheza para quem conhece a fauna local.
SFX - STEM
Sons de filmes, sons de jogos, alguma música maluca talvez. Qualquer coisa que você crie durante o desenho de som estará neste STEM. Explosões, naves espaciais, tiros. Lembre-se de que os TRACK´s já estão mixados, ou seja eles serão o resultado em 2 pistas de todos os seus sons de efeitos especiais, ainda incluirão EQ, compressão, automação e panorâmica.
FOLEY - STEM
Qualquer coisa que foi gravada como parte de Foley entrará nesse STEM.
Passos, tecido, rangidos de portas estarão lá. Às vezes, a produção de som pode acabar no Foley Stem também. Pode ser muito difícil separá-lo de uma gravação ao vivo.
SFX e Foley Stems combinados compõem os efeitos. Eu sei que é muito confuso agora, mas será mais fácil de entender quando chegarmos ao M&A.
MUS - STEM
Música. Sem efeitos, apenas a pontuação. Entradas e Saídas de todas as musicas já misturadas em L,R.
M&E (Músicas & EFFECTS - Ambientes)- STEM
Música e Ambientes. Reune somente as pistas de Músicas e Ambientes num só STEM, ajudando ao resolver problemas de re-mixagem e/ou auxiliando apenas a pontuação dos elementos sonoros de ambientes mixados com as músicas, sem a presença de SFX ou Foley.
CLEAN MIX - STEM
Este STEM combina AMBIENTES, MÚSICA, FX e Foley. Tudo se mistura e se equilibra e só falta o diálogo. Por quê?
Resposta simples - dublagem. Quando os filmes são dublados, por exemplo, no idioma alemão, os engenheiros de mixagem pegam os diálogos alemães e o CLEAN MIX ou M&E (comumente chamados no exterior) e os remixam. Claro, o processo é um pouco mais complicado do que você pode pensar, mas você pode resolver facilmente uma re-mixagem em questão de horas o que quero dizer e que você não precisará de 4 semanas para remixar um filme em outro idioma.
OPÇÕES / NEUTROS - STEMS
Esse tipo de STEM é específico para dublagem. As opções incluirão qualquer som neutro que todos os países possam usar. Exemplos?
Gritos, ruídos de luta, grunhidos, respirações, até mesmo alguma conversa de fundo baixo.
Por exemplo, você está dublando um filme em alemão. Você não quer pagar ao ator para fazer todos os resmungos, mumunhas e esforços, então você o faz apenas as falas em alemão. Todo o resto do material neutro virá desse STEM de opções.
As opções são úteis e são usadas o tempo todo. Geralmente uma pista MONO com esses elementos.
AUX - STEM
As STEMS auxiliares são apenas para orientação. Às vezes, o CLEAN MIX ou M&E (banda Internacional) terá alguma conversa de fundo, alguns gritos ou esforços combinados. Isso significa que eles não podem ser removidos e permanecerão em todas as mixagens dubladas no futuro, aí é que entram os STEM's Auxiliares, contendo todos os sons de pessoas que pertencem ao filme separados do STEM SD, STEM opções e STEMS AMBIENTES, esse último não pode haver sons de pessoas apenas reações e ambinetes de localização.
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Qual é a diferença entre Opções e AUX?
Com Opções, você tem uma escolha. Na situação em que seu ator italiano ou espanhol gravou um grito, você pode escolher se deseja usar um som neutro do STEM ou gravalo no seu estúdio. Com o mesmo grito no CLEN MIX ou M&E, você não pode.
Os auxiliares mostrarão o que está no M&A (Música & Ambientes) e o ajudará a evitar erros de duplicação. Imagine que há um grito no CLEN MIX ou M&E, mas o seu ator de dublagem também gravou um grito. Se você não silenciar o último, os gritos irão dobrar na mixagem, e ela soará ruim, sacou ?
Auxiliares STEM o ajudam a evitar isso.
VOCAL STEMS
Se você estiver trabalhando em um musical ou qualquer coisa que tenha uma música, verá um STEM vocal. Os vocais não serão incluídos no STEM SD, pois são dois elementos diferentes e por tanto separados.
Então, qual desses devo entregar para o cliente.
Essa é uma ótima pergunta e a resposta certa é:
Pergunte ao seu exibidor.
Mas posso te ajudar dando umas dicas, no manual de entrega de material para o GRUPO GLOBO, que envolve a TV GLOBO e todos os canais GLOBOSAT + GLOBOPLAY a resposta é simples
DELIVERY de ÁUDIO:
- 01 - (stereo OUT L).AIFF
- 02 - (stereo OUT R).AIFF
- 03 - (5.1 OUT L).AIFF
- 04 - 5.1 OUT R).AIFF
- 05 - (5.1 OUT Center).AIFF
- 06 - (5.1 OUT LFE).AIFF
- 07 - (5.1 OUT SL).AIFF
- 08 - (5.1 OUT SR).AIFF
- 17 - (STEM MUSICA - L).AIFF
- 18 - (STEM MUSICA - R).AIFF
- 19 - (STEM SFX- L).AIFF
- 20 - (STEM SFX - R).AIFF
- 21- (STEM DIALOGO - L).AIFF
- 22 - (STEM DIALOGO - R).AIFF
- 23 - (STEM M&E - L).AIFF
- 24 - (STEM M&E - R).AIFF
Então é isso. Espero que isso faça com que você entenda os elementos da mixagem um pouco melhor e da próxima vez que estiver trabalhando em um novo projeto, verá imediatamente o que há com todas essas faixas de áudio malucas.
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