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  • edulacava La Cava

Você sabe para que serve a Edição de Diálogos

Atualizado: 2 de jun.

Como eu sempre digo o som direto é a parte mais importante no audiovisual, sim, eu garanto e vou mostrar para você agora, que o som direto é o ativo mais importante, sem ele a história não poderia ser contada, ahhh entendo ...

La Cava e os filmes mudos??

La Cava e os filmes com narrativa pela imagem?,




Voltando ao nosso melhor ativo no audiovisual, o som direto chegou nos cinemas em1927 com o filme O CANTOR DE JAZZ O filme foi o primeiro a ter passagens faladas e cantadas e a usar um sistema sonoro eficaz, conhecido como Vitaphone, lançado um ano antes, em 1926, pela Warner Bros.

O longa não era completamente falado – trazia ainda cenas mudas, mas era possível ouvir perfeitamente a voz do protagonista nas cenas com som do famoso cantor de jazz da época, Al Jolson, assim como da banda que o acompanhava. O filme contava a história de um garoto judeu que queria ser cantor, mas enfrentava a oposição da família.

A voz de Jolson ecoando pela sala de exibição encantou plateias de todo o mundo e fez tanto sucesso que ajudou a salvar a Warner da falência. A experiência pioneira, entretanto, ainda tinha uma técnica de som precária, mas foi essencial para impulsionar a transição do cinema mudo para o sonoro.

“O Cantor de Jazz” foi indicado ao Oscar por melhor roteiro adaptado, mas levou apenas uma estatueta especial pelo pioneirismo na produção de filme falado. Há quem diga que ele não levou o prêmio de melhor filme porque os produtores dos outros estúdios alegavam que era concorrência desleal com os filmes mudos.



 
 

O cinema falado só surgiu em 1926, mas o som nos cinemas já existia desde o final do século 19. Como forma de atrair e seduzir o público e completar a experiência visual oferecida pelas imagens, as exibições eram acompanhadas por músicos contratados para tocar durante a sessão e dar ambiência ao filme. Cada exibição, portanto, era única. Aos poucos, a figura do narrador também foi sendo incorporada e ele tinha um papel importante em explicar certos acontecimentos.

Sendo assim, o som direto nasce exatamente quando o escritor, autor ou roteirista, escreve além das ações, as falas dos personagens, sem ela a narrativa ficaria muito mais lenta e sem objetividade, cabendo ao espetador subentender as ações da tela.

Assim, o som direto vem se aperfeiçoando de tempos em tempos e com a chegada dos sistemas digitais de edição por computador, aumentou ainda mais a necessidade de temos uma edição de diálogos que ajuda a “homogeneizar” todos os diálogos, deixando-os no mesmo nível de para ajudar a mixagem, deixando o som direto mais linear, assim evitando vários momentos de paradas durante a mixagem para acertarmos as trilhas de som direto.


A EDIÇÂO DE DIÁLOGOS é feita a partir do filme montado editado e liberado pelo diretor, assim ele segue para o departamento de som, lá em uma produtora especializada em cuidar de todo o acabamento sonoro do filme, o primeiro profissional a pegar no material é o editor de diálogos, que assiste todo o filme na íntegra e anota pontos de atenção para qualquer detalhe sonoro, geralmente esse detalhamento é sobre, problemas de ruídos inadequados a cena, problemas de syncronismo labial entre áudio e imagem, problemas entre posicionamento de microfone, podem estar ainda com problemas de eixo de microfone, problemas de falhas de audio na captação, ele anota todos os problemas e identifica no texto e inicia o trabalho, procurando outros takes da mesma cena que não foram utilizados para substituir trechos ou frases na sua íntegra, resolvendo alguns problemas sem a necessidade de dublar a cena.



Logo em seguida ele parte para homogeneizar as falas, nivelando todas as falas no mesmo nível (volume), claro sem perder a dinâmica e a interpretação dos atores.



Logo na sequência o nosso editor de diálogos inicia o processo de limpeza (de-Noise) dos diálogos, nesse caso é bem específico e ele vai retirando os ruídos indesejados cena por cena, plano por plano ou até mesmo fala por fala, tornando o trabalho lento e minucioso, mantendoo maior cuidado para retirar apenas os ruídos e não descaracterizar a voz dos atores, mudando timbres e afinações da voz que é a característica de cada ator. Imagine só, você modificar o tom da voz de Tony Ramos ou Antônio Fagundes, ou até mesmo de atores desconhecidos, é o que devemos nos preocupar ao máximo quando estamos mexendo com limpeza sonora e equalização.



Após essa limpeza que chamamos de No-Noise, entramos na parte de equalização corretiva ou artística, também cena a cena, ou fala a fala, cabendo ao editor de diálogos dar o tom (caminho) do seu som, uma espécie de assinatura do seu som.

Logo em seguida uma definição de compressão já vem estabelecida na sua cabeça,

“aqui vale a máxíma que não existe preset para compressão nem na edição de diálogos nem na mixagem final,”



Sabendo para qual mídia ele vai produzir o seu som direto, ele poderá sabiamente usar o compressor com muita parcimônia, lembrando sempre que o seu som direto será novamente comprimido na mixagem final que falaremos com muito mais detalhes nas nossas aulas


Ah, o Tempo gasto no trabalho é de geralmente 1 semana de 8h de trabalho para cada 17 minutos, ou seja, gastamos cerca de 40horas para produzir 17 minutos, muito tempo, mas assim garantimos a qualidade da entrega.


 

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Eu sou Eduardo LaCava


 

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